quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

(A) Revolução

Não vou falar de revoluções no aspecto mais físico e brutal do seu sentido. Vou falar de uma revolução digamos que mais psicológica. Aquilo a que muitos chama 'A Revolução segundo os Coldplay'.
É verdade três anos depois a banda mostra que está viva (e bem!). Dizem que se fartaram dos 'hinos', que estavam cansados de fazer música "comercial", que precisavam de fazer a música que eles realmente gostavam e não a que precisavam para vender.
10 anos depois do seu início de carreira a banda inglesa pode orgulhar-se de (finalmente) fazer aquilo que realmente queria, sem medos ou hesitações em relação ao impacto que isso poderia ter nas vendas. Mas claro que depois do ENORME sucesso de X&Y, Chris Martin e companhia não podiam ter muito a temer.
E o resultado está a vista. Um CD para ouvir do princípio ao fim. Aproximadamente 1hora de experiências perceptuais. Um caminho a percorrer, aquilo que pode ser considerada a "história" de uma vida, ou simplesmente, uma revolução psicológica constante.

Um albúm que denota muito mais paixão (bem como influências latinas) que qualquer outro dos Coldplay. Ao que parece é isto mesmo que Chris Martin, Jonny Buckland, Guy Berryman e Will Champion gostam de fazer e, quanto a mim, o resultado não poderia ter sido melhor. Depois de Parachutes, A Rush of Blood to the Head e X&Y eis que chega Viva La Vida or Death and All His Friends. Para a gravação do albúm os Coldplay escolheram uma antiga padaria abandonada nos arredores de Londres, onde montaram o estúdio e ganharam inspiração. A revolução daqueles que sempre foram os meninos bem comportados do mundo rock. Um verdadeiro exemplo para a Humanidade não?

Há quem diga que estes meninos bem comportados são os sucessores do U2. Eu digo que os U2 são uma coisa e os Coldplay são outra. Ambos têm o seu valor (que não é pouco), e por isso mesmo, devemos deixar as comparações de lado.

Aqui fica o vídeo para o single Viva La Vida. Aconselho-vos a tirarem um horinha do vosso tempo para ouvir o albúm do início ao fim.

Esperemos que eles passem em Portugal num futuro próximo.

Che Guevara gritou "Viva la revolución"
Os Coldplay gritam "Viva La Vida"

A imagem é o quadro de Eugène Delacroix "La Liberté".

Sem comentários: